|
Daniel, Medalha de Bronze em Infantil |
|
Mafalda, campeã Distrital de Corta Mato, escalão de Infantil |
Desde Fevereiro de 2012 que deixei de escrever em Blog porque tenho comunicado através do Facebook. No entanto, hoje, resolvi reatar as minhas publicações bloguistas e vou escrever sobre o Atletismo do meu clube e exibir algumas imagens que demonstram a forma como os jovens atletas da União Futebol Degoladense dignificam e honram as cores deste clube que está quase a comemorar o 86.º aniversário e que merece muito respeito, mais que não seja, pela memória de todos aqueles que, ao longo de tantos anos, com muito orgulho, contribuíram para a sua sustentabilidade e engrandecimento, dentro das limitações óbvias de um pequeno clube de aldeia.
|
Carolina 3ª Bejamim A |
Mas voltando ao Atletismo, quero frisar que, ontem, em Nisa, disputou-se o Campeonato Distrital de Corta Mato. Estava um céu cinzento e a chuva gelada que caía fazia tiritar os presentes. Na pista enlameada, alguns atletas caíam na lama mas logo se levantavam e reatavam a corrida, na ânsia de obter uma boa classificação individual ou para a equipa ou, simplesmente, para defender a sua própria honra, chegar ao fim.
|
Rodrigo, 2º Benjamim A |
Ao ver crianças a esforçar-se, lembrei-me daqueles que olham o atletismo com desdém e que me censuram de gastar dinheiro em combustível nas deslocações para as provas. Essas pessoas nem sabem nem sonham os sacrifícios que nós, atletas, fazemos. Não ganhamos ordenados mas a despesa que fazemos é muita, e, dando um exemplo, quero aqui frisar que, ontem, levei um pequeno atleta a fazer a sua estreia e, não tendo sapatilhas adequadas, a sua mãe, que até vive precariamente, foi de urgência, comprar-lhe um par de saptilhas e ainda bem que o fez pois o pequeno atleta conseguiu obter o 2.º lugar. Porém, a importância que nos dão é quase nula. Não sou só eu que o digo. Já o professor Moniz Pereira, treinador do Sporting, se queixava dizendo que o Atletismo é o parente pobre do desporto.
Também participei no Corta Mato de Nisa e, no final, o meu coração transbordava de alegria quando foram chamados atletas do UFD ao Pódio, o que já vem sendo hábito na presente época.