sexta-feira, 30 de julho de 2010

COMO ME INICEI COMO BLOGUISTA

Em 2009 iniciei-me como bloguista para escrever sobre a equipa de atletismo da União Futebol de Degolados (UFD) quando alguém divulgou que a mesma havia acabado, sendo mesmo a notícia publicada no site da AADP (Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre) e posteriormente desmentida por representante daquela instituição, através da Rádio Campo Maior.
Tal boato, criado por autor que desconheço e que, actualmente, pouco interessa conhecer, num momento de campanha eleitoral autárquica, criou os seus efeitos na agitação social, gerando contentamento extasiante em alguns e indignação noutros, daí resultando logo hostilidades e aproveitamentos políticos, com acesas discussões entre os incautos, vítimas dos arautos que bem apregoam a desgraça quando os opositores são os obreiros de algum projecto ou candidatos a tal, táctica que era utilizada por profissionais da agitação de massas populares, no período da revolução de 25 de Abril de 1974, quando se dizia que ” Os Comunistas iriam destruir isto tudo” e que “até comiam criancinhas”.
Gostaria de escrever sobre Política mas, por enquanto, chega a síntese do parágrafo anterior, para denotar que o boato sobre o fim da equipa de atletismo da UFD teve origem em acção política e sobre este tema apaixonante, complexo e regulador das nossas vidas, falarei mais tarde, porquanto, o meu Estatuto Profissional impõe-me limitações, enquanto estiver no activo.
O referido boato foi a génese que motivou a minha iniciação em blog e, se no início pensava dedicar-me apenas à divulgação das actividades do atletismo do meu clube, logo mudei de ideias, até já porque o meu filho Bruno Cirilo, também ele bloguista, tem uma página dedicada a tais actividades bem como no Facebook. Assim, estando garantida a divulgação das actividades da equipa ( O que não é feito pela direcção do UFD), passei a dedicar-me a artigos cuja temática é diversificada e confesso que estou viciado na utilização deste modo de comunicar.
Os temas que escrevo ficam documentados e disponíveis para consulta pública. O conteúdo dos temas está salvaguardado e dificilmente será adulterado e se o for tenho os artigos imprimidos e guardados. O que está escrito, está escrito e é da minha responsabilidade. Se houver dificuldade na leitura poderá repetir-se a mesma até que se compreendam os conjuntos de caracteres. Porém, o que é transmitido por palavras nem sempre é bem compreendido nem gravado e, quando uma comunicação verbal, ocorre só com dois indivíduos e em privado pode ser perigosa se não houver uma empatia no diálogo, podendo este ser difundido posteriormente a contento dos intervenientes e, subsequentemente, podem ocorrer situações gravosas no relacionamento entre indivíduos.
Para aqueles que lêem os meus artigos e que não me conhecem, quero deixar um alerta: Escrevo aquilo que me vai na alma e faço-o, em especial, de um modo simples e por vezes pouco estruturado, para um núcleo restrito de indivíduos residentes no concelho de Campo Maior, pessoas que me conhecem. Faço este reparo para que não me exijam riqueza linguística nos textos ou que aborde temas de interesse universal ou de qualidade científica, para os quais não estou preparado para abordar. Deixo isso para os licenciados, pois eu apenas tenho o 12º. Ano de escolaridade conseguido em 2009, no âmbito do Projecto Novas Oportunidades. No entanto, prometo que me esforçarei para fazer melhor e escrever como bloguista é um óptimo treino para esse aperfeiçoamento.
Tentarei também, a partir de hoje, evitar ser contudente nos meus artigos, visando atingir alguém, mesmo que seja alvo de "ataques" e faço isso tendo em conta a lei da Atracção pois violência atrai violência e amor atrai amor e eu opto por esta virtude.
Inexoravelmente, a cultura é essencial para o enriquecimento espiritual do ser humano e eu pretendo continuar a aprender e a crescer espiritualmente.



Degolados, 30 de Julho de 2010
Alcino Cirilo