sábado, 20 de março de 2010

OS NOSSOS JOVENS NO PARLAMENTO EUROPEU


Nos dias 11 a 14 de Março de 2010, um grupo de 25 estudantes da Escola Secundária de Campo Maior, em representação de Portugal, marcou presença no Parlamento Europeu, em Strasbourg - França, no âmbito do projecto Euroescola, para onde também convergiram delegações de outros países da União Europeia, tendo ali sido debatidos vários temas políticos tais como Direitos Humanos, Democracia, e Meio Ambiente.
Os nossos jovens sentiram uma felicidade indescritível e viveram uma experiência muito gratificante que ficará gravada nas suas memórias. Por umas horas, foi-lhes dada a oportunidade de serem políticos e fizeram-no com seriedade e quem sabe, se esses momentos não foram o ponto de partida para alguns, no sentido de, mais tarde, se tornarem deputados de verdade?
Além dos debates de âmbito político, os jovens tiveram oportunidade de conviver de modo muito salutar, a ponto de se ter alargado o leque das suas amizades, sendo que, alguns continuam agora a estabelecer contactos com amigos de outros países, aproveitando as tecnologias de comunicação, tão úteis no mundo cada vez mais global.

domingo, 7 de março de 2010

BRUNO, VERDADEIRO AMIGO







Há dias escrevi sobre o meu filho Fábio sob o título “poderia estar nos pódios” mas tenho outro filho de nome Bruno Cirilo, nascido em Lisboa, em 1986, sendo que, tanto um como outro, são para mim uma razão de orgulho e os seres humanos que mais gosto neste Planeta Terra.
Tanto o Fábio como o Bruno, também demonstram ter orgulho em mim e na minha esposa e mãe deles, a Helena e, no passado dia 20 de Fevereiro do corrente ano, quando eu e a Helena comemorámos o 25º. Aniversário como casados, fomos à igreja de Degolados, juntamente com familiares e aí fizemos uma cerimónia religiosa. Nesse evento, além da bênção das alianças, o padre Fernando, que presidiu, perguntou à minha esposa e a mim o que tínhamos a dizer acerca da nossa vida matrimonial, ao que respondemos que “se voltássemos 25 atrás, tornaríamos a casar, devido ao amor que nos une e pelos filhos maravilhosos que gerámos, entre outras coisas”. Na mesma ocasião o padre Fernando também perguntou aos meus filhos o que tinham a dizer e tanto um como outro, de modo muito emocionado e convincente disseram “estar orgulhosos dos seus pais, devido ao carinho, ao amor e à educação que receberam, que os tornaram nos homens que são hoje”.
Mas referindo-me ao Bruno a quem este texto é dedicado, apraz-me expressar que é um excelente ser humano, com um coração do tamanho do mundo, com sentimentos puros, sempre trabalhando em prol da amizade. Adora ter amigos, tem muitos e sofre quando existem rupturas em núcleos de amizade. A pureza na sua amizade é enorme, a ponto de, por vezes, nem notar que não é correspondido com amizade séria, por todos aqueles que o rodeiam.

Além da sua qualidade de amigo puro, o Bruno tem muitas qualidades que, por vezes não demonstra, nomeadamente intelectuais, sendo que na escola foi sempre dos melhores até completar o 12 .º ano, não tendo prosseguido por razões que aqui não expresso, por serem irrelevantes para o presente artigo. No serviço militar chegou a ser louvado pela sua prestação profissional e relacional e enriqueceu os seus conhecimentos na frequência de várias formações profissionais, nomeadamente no ramo da Informática.
Actualmente, o Bruno é o grande impulsionador da dinâmica existente na equipa de Atletismo da União Futebol de Degolados, tendo conseguido unir um grupo de adolescentes em torno da modalidade, fomentando amizade, unidade e responsabilidade , que considero serem vitórias, para além daquelas que já conseguiu com esses adolescentes que começaram este ano a correr, com dois títulos de campeão distrital nas categorias de iniciados e juvenis no corta-mato de Degolados em 6 de Fevereiro de 2010 e quase campeão do Alentejo no dia 20 do mesmo mês, no Alvito.

Estão enganados aqueles que pensam que o Bruno não tem competências. Se for preciso e ele quiser demonstra-as . Ainda no dia 06 de Fevereiro deste ano, quando estava quase a iniciar-se o Corta Mato de Degolados, estranhamente e coisa inédita nas provas, ninguém da Associação de Atletismo de Portalegre, destacado para ajuizar, se dignou fazer de speaker apesar de ali estarem pessoas credenciadas para o efeito, mas o Bruno, que ali estava em fato de treino da União Futebol de Degolados, pronto para orientar a sua equipa, teve de prescindir disso e, faltando escassos minutos para o início da competição, agarrou o mogofone e fez de speaker e fê-lo bem.
O Bruno tem valor e se acreditar nele conseguirá muitas vitórias.




MusicPlaylistRingtones
Create a MySpace Playlist at MixPod.com